16 setembro 2009

UNO ESKIMO BIOGRAFIA

UNO ESKIMO
Biografia


Tudo começou algures em 2006. Carl Minnemann e David Fialho decidem ir experimentar algumas ideias para uma sala de ensaios. No inicio era só guitarra e bateria...
Mais tarde, o duo decide ampliar a sua formação,fazendo testes a guitarristas e um cantores. Carl na altura tocava só baixo, dada ser essa a sua principal função noutras bandas,até à data, logo era o que fazia mais sentido.A escolha não estava facil e gradualmente voltaram os dois à versão duo ( guitarra e bateria ). Com o passar dos tempos, Carl começou a cantarolar umas coisas e os dois foram-se habituando à sua voz. Decidem então fazer nova procura de elementos, assumindo agora que precisavam de um baixista e de um teclista. João Pequeno e João Mascarenhas integram assim o projecto. Mais tarde com a inclusão de Tiago Serôdio como segundo guitarrista, o quinteto foi formado, ainda sem nome...
As composições, a cargo de Carl, eram depois experimentadas e arranjadas na sala de ensaios e o repertório foi crescendo.
Algum tempo depois, antes de a banda tocar ao vivo, João Pequeno e Tiago vão para fora, um em trabalho e outro para estudar. A banda ficou assim desfalcada numa altura em que o repertório já ia extenso e quando as coisas já começavam a soar. O trio partiu assim em nova procura de elementos. No festival de Paredes de Coura 2006 , Carl encontra Kiko Brandão, antigo aluno seu que estava em Barcelona a estudar baixo eléctrico e este diz-lhe que já regressou de vez a Portugal. O convite para integrar a banda é imediatamente feito e aceite. Kiko sugere então Tiago Mota, com quem costumava tocar, para a segunda guitarra. Assim, de uma assentada só, o quinteto fica novamente completo e pronto a trabalhar. Os novos músicos rápidamente aprendem o repertório. Com a inclusão destes novos elementos surgem novas influências , e algumas músicas foram re-arranjadas.
Ao longo desse tempo surgiu o nome unoeskimo. Pouco depois disso , a banda estava pronta para tocar ao vivo. Surge então o convite da Universidade Católica para fazer um concerto no festival Black&White. Este foi o concerto de estreia dos unoeskimo. Com ele surge a hipótese de usar os estúdios da Católica para gravar uma demo, o qual foi imediatamente aceite. As vozes e pianos foram posteriormente gravados no estúdio de André Indiana, assim como as misturas finais.
Com a demo gravada, os unoeskimo começaram assim a fazer uma série de concertos no circuito de bares portuenses.
Pouco depois, a banda desperta a atenção de uma pequena editora independente, a Figura . Antes de assinar contrato, é a vez de David Fialho abandonar o projecto por razões profissionais. A banda fica assim sem um dos seus membros fundadores , mas não baixou os braços. O contrato é assinado e a banda procura novo baterista para o disco. Leandro Leonet foi a primeira escolha e aceitou. O disco começou então a ser gravado no estúdio Quinta da Música com João Pedro Ferraz em Setembro de 2008. A gravação não foi seguida, surgindo vários intervalos por razões profissionais ou pessoais. Em Abril de 2009, o disco é finalmente masterizado por Xavier Marques. Devido a alguns contratempos, torna-se impossível lançar o disco a tempo para o verão, optando a banda , em conjunto com a editora, lançar o disco no início de Novembro.

Sem comentários: