04 agosto 2009

REVIEW DO CD “NINGUÉM MANDA EM TI”, DOS REVOLTA

A par dos Gazua, os Revolta são uma das mais activas bandas do novo Punk Rock português. Trata-se de uma banda inserida naquilo que se pode considerar a quarta vaga do Punk Rock português, que teve o seu início em 1978 com os Faíscas, os Aqui D’El Rock, Xutos e Pontapés ou UHF.
Formados por Bruno Alves (voz e baixo), António Corte Real (guitarra e voz) e Anselmo Alves (bateria e voz), este “power trio” editou, não há muito tempo, o CD “Ninguém Manda Em Ti”, numa edição da Amra Discos, com distribuição Sony Music.
Antes da edição do CD tinha surgido uma edição de “Nuclear Não Obrigado”, em versão promo, editada em colaboração com o Partido “Os Verdes”. Logo nesse CD single deu para perceber a energia desta banda.
“Ter Ou Não Ter (A Questão É)”, com letra de David Arroz, abre o disco. Segue-se o tema-título “Ninguém Manda Em Ti”, um bem conseguido tema, como uma letra de combate, como são todas as do disco. O refrão reza “Ninguém manda em ti, mesmo que queira, fecha os olhos e sorri, a vida inteira”.
O tema seguinte é “Oh Vida (Não Te Quero Enganar)”. O tema número 4 (cuja letra é de António Manuel Ribeiro) é um dos melhores e mais “esgalhados” deste disco. Trata-se de “As Pessoas (Como Se A Pressa Fosse Urgente)”, onde se canta “As pessoas morrem de tédio, avançam sem dormir adormecendo, nos olhos são pobres diabos, sôfregas no aperto do tempo”. Segue-se o já conhecido “Nuclear Não Obrigado” (nada a ver com o tema do mesmo título popularizado por Lena D’Água), mais uma canção de protesto, ao melhor nível.
“Estrela (Da Minha Vida)” e “Tu” seguem-se no alinhamento.
A grande surpresa do disco surge, no entanto, no tema número 8, com uma versão de “Persona Non Grata”, dos UHF, um tema de 1982, aqui bastante mais “esgalhado” do que no original. Mas, tendo em conta o que os Revolta pretendem transmitir com as suas letras de combate, este tema é daqueles que melhor se adequa a isso.
A propósito disto: para quando um tributo por novas bandas Punk portuguesas aos UHF, que também foram iniciadores do movimento, em Portugal (basta ouvir “ A Caçada” para perceber isso)?
“Bush”, um tema contra a prepotência do antigo presidente dos Estados Unidos da América é o tema seguinte.
“Perto de Ti”, “Neste Quarto” e “Um Aviso” (este o tema mais lento do disco, com recurso a harmónica, no seu início) são os restantes temas de “Ninguém Manda Em Ti”.
Resumindo: um disco fundamental para se compreenderem os novos caminhos do Punk Rock português.
Só posso dar os parabéns aos Revolta por este disco. Sucesso é o que se lhes deseja.



1 comentário:

Billy disse...

********************

Sem dúvida, um bom disco que vai agradar a muita gente, mas especialmente aos fãs de rock cantado em português.

********************