26 março 2009

BIOGRAFIA THE WEATHERMAN


The Weatherman é Alexandre Monteiro. Natural da cidade de Vila Nova de Gaia, Portugal. Considerado a revelação da música pop portuguesa de 2006 por diversos artigos de opinião, pegou pela primeira vez numa guitarra aos 14. anos

Antes disso, cantou num coro e teve algumas aulas de piano. Finalmente, aprendeu a tocar as músicas das suas bandas favoritas, mas pareciam ser demasiado difíceis e não resolviam o vazio que sentia frequentemente. A única solução parecia ser escrever as suas próprias canções. E resultou! Quando criava canções, sentiu-se finalmente realizado.

Após várias experiências em diversas bandas locais, editou o seu primeiro álbum, “Cruisin' Alaska”, em 2006, no qual toca todos os instrumentos. O álbum foi muito bem recebido e recebeu boas críticas um pouco por todo o lado. ”People Get Lazy" foi o single retirado do álbum e obteve presença regular nas playlists de diversas rádios nacionais, assim como "If You Ony Have One Wish" e "About Harmony".

Em plenas gravações do disco, o músico decidiu tirar alguns dias e foi inspirar-se para uma estância de Ski em Espanha. Lá chegou à conclusão que a sua inspiração aparece quando pensa em situações imaginárias, mesmo que muitas delas sejam um aglomerado de experiências pessoais, por isso aproveitou as características do sítio para se imaginar num outro idêntico, mas convenientemente distante: o Alaska.

Em Março de 2009, edita o seu segundo álbum Jamboree Park At The Milky Way, desta vez, recorrendo a músicos da Academia de Música de Espinho, o local onde o disco foi gravado. Há cordas, metais, sopros... e muitas cantorias.

Segundo Alexandre Monteiro: “Este disco reflecte uma procura de algo que sugerisse uma associação entre algo ligado à terra (o lado mais folk da minha música) e uma ideia de exploração espacial. Pode-se dizer que o disco tem um pé na terra e os olhos postos no espaço.” Trata-se dum álbum pensado para ser tocado ao vivo. “Acho que vai resultar bem em espaços grandes porque as músicas são empolgantes. As canções que escrevi para este disco são autênticos hinos em potência. É uma espécie de cançoneteiro para ser entoado em qualquer acampamento com vistas privilegiadas para o espaço sideral.”

Enquanto "Cruisin' Alaska", o primeiro álbum, tinha uma forte toada electrónica de laboratório, o novo disco nasceu pensado para soar como se fosse tocado ao vivo. O single de avanço é "Chloe's Hair".

The Weatherman é um defensor do psicadelismo como meio para o encontro espiritual, estuda Timothy Leary, lê Allen Ginsberg.

http://www.myspace.com/theweathermanpt

Sem comentários: