17 maio 2008

DISCOGRAFIA BÁSICA DO ROCK PORTUGUÊS

Desta feita o disco que temos para apresentar é o LP "Faces", dos ARTE & OFÍCIO , datado de 1979.
Os Arte & Ofício formaram-se em 1975 e , nos anos de 1977, 1978 e 1979 foram uma verdadeira instituição do Rock em Portugal (a revista "Música & Som titulou "Arte & Ofício- O êxito dos Can", quando eles fizeram a primeira parte do grupo alemão , num concerto em Lisboa). Sempre cantaram em inglês. Foi um dos primeiros grupos de Rock que vimos ao vivo. Ficámos logo deslumbrados...
Há quem não goste do som dos anos 70, considerando-o muito estagnado. Temos que considerar que estávamos em Portugal.Embora noutras latitudes já tivesse aparecido o Punk que punha muitas coisas em causa, um disco destes, com este profissionalismo, não tinha sido possível anteriormente.Analisando a situação mesmo a esse nível, consideramos este um dos melhores discos de sempre de toda a produção Rock nacional, de todos os tempos.
O LP contém 10 temas. As faces do disco são as faces X e Y.
A face X é mais Rock e a face Y é mais Jazz-Rock.
O disco abre com "Young Chicks", um poderoso Rock a que se segue "Contradition", outro poderoso tema.
A face Y abre com "Trip" e termina com a balada "Finally".
Na gravação deste disco participam os membros da banda Sérgio Castro (baixo), António Garcez (voz), Serginho (guitarra), Fernando Nascimento (guitarra), Álvaro Azevedo (bateria) e António Pinho Vargas (teclas). Participa, como convidado, o saxofonista Rui Cardoso.



4 comentários:

Anónimo disse...

olá Aristides

uma agradável surpresa esta pequena "homenagem", mas de ti não era de esperar menos. Dentro em breve subiremos uma página web histórica sobre os A&O. Tenho muitas fotos, recortes e audio e vou tentar vasculhar nas memórias da rapaziada que, com excepção do Juca, está toda viva e quase toda em plena actividade.

abraço

Sergio Castro

Anónimo disse...

Boa notícia.

bissaide disse...

Estou também ansioso por ver essa página! Quando estará em princípio pronta?

Quando morreu o Juca? Não sabia dessa triste notícia...

Anónimo disse...

O Juca morreu há cerca de 1 mes, ou ouco mais. Arrastava problemas sérios de saúde. A última vez que o vi, foi com o Jose Luis Tinoco, no projecto A Musa ao Espelho, em 2005, no espectáculo do Coliseu.

A página há-de demorar o seu tempo ainda, mas de certeza que durante este ano. Há muito material para vasculhar... e o tempo é parco.