19 janeiro 2008

O que pensa um aluno de 16 anos deste actual sistema de ensino português.. Este país!

Tenho 16 anos, frequento o 11º ano... Sempre fui um bom aluno, sempre tive boas notas. Tenho orgulho em dizer que obtive nível 5 em todas as disciplinas no 5º/6º/7º/8º e 9º ano tendo concluído este último com 93% no exame nacional de Português e 96% no exame nacional de Matemática. Fui distinguido pela minha escola por ter figurado no Quadro de Mérito nesses 5 anos. Fiz parte da selecção da minha escola...ganhamos uma edição do EquaMat... Nos últimos dois anos (10º e 11º), apesar de continuar a ter boas notas, nunca mais fui o mesmo. A escola passou a ser o último lugar na Terra onde eu quereria estar. Aulas de substituição, blocos de 90m e aulas de 165m, programas educativos ridículos e desapropriados, falta de condiçoes (hoje debati-me numa luta contras as centenas de formigas que tentavam «comer» o meu casaco na aulas - para além de ter de rasgar todas as aulas umas folhinhas do meu caderno para equilibrar a mesa...e o pior é que estes casos não são nem de longe os piores)... Apesar de poder parecer exagerado, não hesito em dizer que, no que diz respeito ao meu ensino e à minha escola, me sinto completamente deprimido. E como queriam que houvesse notícias nos jornais?!?!?!?! Esta estratégia de transformar o ensino português numa autêntica mocidade portuguesa está a resultar plenamente. Estão-nos a tirar a réstia de liberdade social que ainda existe e se José Socrates ganhar as eleições em 2009, não tardará a que sejamos obrigados a vestir fardas e a citar todas as manhas o Tratado Europeu. Para quem está a pensar que sou apenas um estudante frustrado, engana-se... Se disse o que disse é porque sei que não sou o único a senti-lo...talvez seja um dos únicos a dize-lo... "Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."

Nuno Cardoso (16 anos), V.N. de Gaia

Sem comentários: