17 abril 2006

BIOGRAFIA STREET KIDS

Os Street Kids foram uma das bandas mais promissoras nascidas com o “boom” do Rock português, nos anos 80.
Constituídos por Nuno Canavarro, Nuno Rebelo, Emanuel Ramalho (ex-Faíscas, ex- Corpo Diplomático), Eduardo Sobral e Luís Ventura, os Street Kids surgiram em Cascais e tiveram uma carreira efémera.
Antes de formarem os Street Kids, Nuno Rebelo, Luís Ventura e Eduardo tiveram outra banda chamada Plástico.
Apenas Emanuel Ramalho (ou Flash Gordon) era músico profissional, tocando bateria, sendo que os restantes membros era estudantes.
Conseguiram um contrato discográfico com a Vadeca e editam o seu primeiro single, “Let Me Do It” , com o lado B a ser ocupado com “Spy”. Este disco obtém um grande sucesso nas rádios portuguesas da época, apesar de ser contra a corrente (1980 foi o ano da afirmação do Rock cantado em português, através do sucesso de Rui Veloso e do seu “Ar de Rock”).
Em 1981 editam novo single com os temas “Super Wen” e “Secondary Effects” (o single tem o título de “Hospital Repports”, reportando-se a questões hospitalares) e actuam na festa de aniversário do programa radiofónico “Rock em Stock”, ao lado dos UHF, NZZN, Roxigénio, Jafumega e Arte & Ofício.
Os direitos de autor do single de 1981 são doados à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Os Street Kids eram das poucas bandas portuguesas que não cantavam na língua de Camões, mas, mesmo assim, conseguiam realizar muitos concertos pelo país.
Em 1982 a banda decide-se pelo português e lança o seu único LP “Trauma”, produzido por Manuel Cardoso ou Frodo.
Ao abandonarem o inglês começaram a fazer poemas com maior intervencionismo social.
Do LP fazem parte temas como o hino antimilitarista “Tropa Não”, “Propaganda”. “Nunca Pensei Que Te Anulasses Tão Bem” ou “Tubo de Ensaio”.
A música continua muito próxima da estética “New Wave” que foi apanágio da banda desde o seu início.
Em 1983 lançam um novo disco. Trata-se de um máxi-single intitulado “So Far , So Long”. A banda decide voltar ao inglês, mas terminaria pouco tempo depois.
Emanuel Ramalho liga-se a outros projectos como os Rádio Macau.
Nuno Rebelo formaria, pouco tempo depois, os Mler Ife Dada e Nuno Canavarro ligar-se-ia a projectos mais experimentais, como o disco que gravou com Carlos Maria Trindade intitulado “Mr.Wologallu”.
Luís Ventura formaria, mais tarde os Lobo Meigo, com os quais ganharia um dos Concursos de Música Moderna do Rock Rendez Vous e com os quais gravaria um LP, em 1990.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»